Traçado do Arco Metropolitano cortaria a Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe.
Imagem: divulgação O trecho norte do Arco Metropolitano, eixo viário que vai contornar a Região Metropolitana do Recife (RMR) e pretende ajudar a desafogar o trânsito da BR-101, deve contornar a mata da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, em Camaragibe, o principal questionamento que atrasava o licenciamento ambiental dessa etapa do projeto.
A mudança no trajeto deve encarecer a obra.
Um traçado contornando a mata teria sido apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aos executivos da Fiat Chrysler, revelou nesta terça-feira (2) o secretário estadual de Desenvolvimento, Márcio Stefanni.
Os empresários teriam aprovado a nova proposta para o Arco Metropolitano.
LEIA TAMBÉM: » Arco Metropolitano: Relatório do Dnit defende viabilidade socioambiental do trecho Sul » Dnit prevê início das obras do Arco Metropolitano no segundo semestre » CPRH analisa estudos do Arco Metropolitano e mantém prazos » Moradores de Aldeia culpam Eduardo e Dilma por atraso no Arco Metropolitano e também querem meter o bedelho na obra » Após eleições, projeto do Arco Metropolitano deve sair do papel em janeiro A Fiat está concluindo a instalação de uma fábrica da marca Jeep em Goiana, na Zona da Mata pernambucana, que terá o Arco Metropolitano como principal rota de escoamento da produção para o Porto de Suape, na Grande Recife.
A expectativa agora é que esse novo traçado seja apresentado à Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH).
O Relatório de Impacto Ambiental do trecho sul já foi entregue e a Agência deve emitir um parecer até o início de janeiro de 2015.
O Governo de Pernambuco pretendia construir o Arco Metropolitano como uma parceria público-privada (PPP), mas o governo federal decidiu assumir a obra, que acabou atrasando.
De acordo com Stefanni, se o projeto tivesse sido iniciado como uma PPP, as obras já poderiam estar concluídas.
Enquanto o Arco Metropolitano não fica pronto, a promessa do Governo do Estado é de fazer melhorias pontuais que ajudem o trânsito na região, como a requalificação da BR-101 no trecho que separa a fábrica da Vitarela, em Jaboatão dos Guararapes, ao município do Paulista.