Foto: Agência Câmara O Palácio do Planalto preparou um esforço concentrado no Congresso para garantir a aprovação da proposta que altera a meta de superávit fiscal no Orçamento da União.

O projeto, que muda a regra de cálculo das contas públicas para que a presidente Dilma Rousseff (PT) não descumpra a economia fiscal, está parado na Comissão Mista de Orçamento.

Nesta segunda-feira (24), a Comissão se reúne às 20h e, no dia seguinte, tem três reuniões marcadas para as 10h, para as 14h30 e para as 18h.

A expectativa do Planalto é que o projeto seja aprovado em uma dessas quatro reuniões e siga para o Plenário.

O presidente do Congresso, o senador Renan Calheiros (PMDB), já convocou uma reunião dos parlamentares para a próxima terça, às 15h, uma sessão do Congresso que deve apreciar vetos presidenciais que trancam a pauta para que a votação do projeto que muda o superávit possa ser realizada.

Na semana passada, a proposta do governo para mudar o superávit chegou a ser aprovada na Comissão de Orçamento, em uma reunião tumultuada entre o governo e a oposição, que acabou sendo posteriormente cancelada por meio de um acordo dos oposicionistas com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e do Senado, Renan.

No dia seguinte, o governo tentou novamente aprovar o projeto, mas a oposição conseguiu obstruir a votação da mudança do superávit.

Para impedir nova falta de quórum, os governistas convocaram os aliados para retornarem a Brasília logo cedo nesta segunda.

Os parlamentares costumam chegar apenas a tarde ou a noite, porque as principais votações no Congresso começam na terça.