Deve ser votado na próxima terça-feira (18), o projeto de lei que propõe aplicar uma camada de vegetação na cobertura dos prédios com mais de quatro pavimentos, conhecido como telhado verde.

Encabeçada pelo vereador Eurico Freire (PV), a iniciativa vai para votação na Câmara Municipal do Recife.

A Comissão de Meio Ambiente da Casa realizou uma reunião na tarde dessa quinta-feira (13) para discutir a proposta.

Durante o encontro foi acordado que as Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças irão elaborar um parecer conjunto.

Compareceram à reunião os vereadores Jurandir Liberal (PT), Priscila Krause (DEM), Aerto Luna (PRP), Eurico Freire (PV), a presidente do Instituto Pelópidas Silveira Eveline Labanca e o assessor técnico da Emlurb Antônio Valdo.

Se aprovado, os edifícios com mais de quatro pavimentos deverão ter uma camada de vegetação aplicada sobre a cobertura.

Além disso, os não-habitacionais com mais de 400 m² de área de coberta também devem implantar o sistema.

A ideia é não apenas melhorar o aspecto paisagístico da cidade, como também diminuir os efeitos das ilhas de calor. “O Recife vai seguir o exemplo de lugares como Stuttgart, na Alemanha.

A cidade é referência mundial em sustentabilidade.

Alcança, atualmente, 60% de cobertura vegetal, sendo 300 mil metros quadrados de telhados verdes.

São Paulo, Curitiba e Buenos Aires também já são exemplos de cidades cujos edifícios possuem uma cobertura verde”, comentou Eurico Freire.

O PLE 67/2013 também dispõe sobre a construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das chuvas para a rede de drenagem.

O objetivo, segundo o vereador, é que as águas possam ser reaproveitadas e os problemas com alagamentos sejam minimizados.