Foto : Reprodução Internet Os mesários que trabalharão no segundo turno das eleições gerais de 2014 foram convocados para treinamento de aperfeiçoamento entre os dias 14 e 23 de outubro.
O treinamento tem como objetivo melhor capacitar os mesários para o uso do sistema biométrico.
O procedimento acontece nos 10 dias anteriores à realização do segundo turno, marcada para o dia 26 de outubro, em um colégio no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife.
Cerca de 285 mesários do Recife foram convocados para o treinamento.
Implementado pela primeira vez em Recife no primeiro turno das eleições de 2014, o sistema biométrico de identificação de eleitores recebeu críticas devido às grandes filas que se formaram nas seções eleitorais.
O problema foi causado ao fato de os mesários não estarem familiarizados ao novo sistema.
De acordo com o coordenador de desenvolvimento de sisemas do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Acácio Leite, a capacitação com os mesários tem cerca de duas horas de duração.
Os mesários convocados para atuar no segundo turno são os mesmo que já receberam a convocação para o primeiro.
Benefícios: O eleitor que trabalha como mesário durante o dia das eleições ganham direito à folgas no emprego e que correspondem ao dobro de dias trabalhados.
Como na maioria dos casos os mesários passam por treinamento, as folgas são geralmente de quatro dias: dois pelo dia do treinamento e dois pelo dia da eleição.
Os mesários ainda recebem um valor de 25 reais para auxiliar nos gastos com alimentação no dia de trabalho e as horas trabalhadas podem ser usadas como atividades extracurriculares em cursos superiores.
O mesário convocado ou voluntário ainda garante o preferência nos critérios de desempate em concursos públicos.
Ou seja: caso o eleitor que trabalhou como mesário fique em situação de empate com alguém que nunca foi mesário, ele terá preferência e ficará com a vaga.