Marina abre debate questionando Dilma sobre enfrentamento aos problemas expostos nas manifestações de junho.
Foto: AFP O primeiro questionamento exposto no debate da Band, exibido nesta terça-feira (26), partiu da presidenciável Marina Silva (PSB/Rede) e foi direcionado à candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT).
A perguntou tratou dos pactos firmados pela petista após as manifestações em junho de 2013, quando milhares de pessoas foram ás ruas pedir melhores condições de saúde, educação e mais qualidade nos transportes públicos.
Numa postura ofensiva, Marina afirmou que “nada funcionou” e questionou Dilma sobre “o que deu errado”.
Em resposta, Dilma rebateu afirmando que “tudo deu certo”.
A proposta elencou os cinco pactos propostos por ela nas áreas de educação, saúde e transporte público.
A petista citou a criação do programa Mais Médicos. “Nós apresentamos cinco pactos, o primeiro foi pela educação.
Por esse nós nos comprometemos a aprovar uma lei que destinava 75% dos royalties do petróleo para educação, nós aprovamos essa lei e ela é uma base para educação, tanto básica até a pós graduação.
Nós também dissemos que íamos fazer o Mais Médicos, que é uma realidade, nós colocamos 14 mil médicos em todo o Brasil onde não tinha médico”, afirmou Dilma, acrescentando o compromisso firmado com a estabilidade econômica e a redução da inflação.
Na tréplica, Marina afirmou que o Brasil não é tão “colorido” quanto o PT está “pintando”. “Uma das coisas mais importantes para resolver os problemas é reconhecer que eles existem, presidente.
Quando a gente não os reconhece como poderemos enfrentá-los a altura?
Esse Brasil que a presidente apresentou, quase cinematográfico, não é o Brasil que existe.
Continuamos parados no meio do trânsito.
Vivemos uma época de penúria”, criticou a ex-senadora. » Marina desmerece gerentismo.
Dilma diz que não se governa o Brasil só com discurso » Duelo de nanicos foi o pior do debate da Band » Aborto: Eduardo Jorge e Luciana Genro defendem política de enfrentamento.
Aécio prefere manutenção da lei » Aécio Neves tenta apresentar-se como opção mais segura e confiável » PV sai em defesa de Marina, contra ataques do PSOL » Marina afirma que pactos propostos por Dilma não funcionaram.
Petista rebate e diz que “todos funcionaram”