Pela primeira vez, uma praia de Pernambuco recebe um projeto de ordenamento que abrange desde o monitoramento do meio ambiente até as atividades permitidas no local.

Com o nome A Reserva Preserva, o projeto desenvolvido pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), junto à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na praia do Paiva, litoral sul do Estado, visa estimular mudanças de comportamento dos usuários da praia para preservar o meio ambiente.

O ordenamento se baseia nas leis municipais nº 2.513/09 e nº 2.602/10 e prevê a divisão da praia do Paiva em setores.

Placas informativas foram instaladas para especificar o que é permitido ou não em cada setor.

Seguindo a determinação das leis municipais no 2.513/09 e no 2.602/10 que tratam, respectivamente, sobre a política ambiental do Cabo de Santo Agostinho e sobre o uso e gestão da orla da Reserva do Paiva, o Projeto A Reserva Preserva divide os 8,6 km de praia nos setores Enseada, Península e Corais para sensibilizar os frequentadores sobre os cuidados necessários para o contato com as espécies, a vegetação e os minerais presentes nessas áreas.

A proibição de jogar lixo na praia, praticar pesca predatória, ouvir som acima do volume permitido, manipular alimentos em equipamentos de cocção e estar acompanhado de animais (exceção para deficientes visuais) são regras comuns aos três setores.

No entanto, como cada área possui particularidades, outras normas foram estalebelicidas pelas leis municipais.

O setor Península, identificado na praia com a cor amarela, corresponde à área de proteção de tartarugas.

Por isso, as placas sinalizam para os usuários não ultrapassarem as cercas de proteção de ninhos, não manipularem os animais e seus ovos, não praticarem esportes e não direcionarem refletores para a praia.

Já no setor Corais, identificado com a cor vermelha, também é proibida a prática de esportes, mas, além disso, o frequentador da praia não pode pisar nos recifes de corais e fixar estruturas, como guarda-sol e cadeira, nos mesmos.

Entre as permissões comuns aos três setores está a prática de comércio ambulante devidamente licenciado pela Prefeitura do Município do Cabo de Santo Agostinho.

A prática de esporte é liberada no trecho Enseada – identificado com a cor verde.

Além de placas, o plano de ordenamento da orla ainda engloba bandeiras para identificação de início e fim de cada setor e equipe de fiscais orienta e monitora para apoiar o cumprimento do plano.

Para que haja total entendimento do mapa de preservação da praia do Paiva, a AGRP e a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho convocaram moradores do bairro planejado e membros das comunidades de Itapuama, Xaréu, Gaibu e Enseada dos Corais para uma apresentação.

O objetivo é sensibilizá-los quanto à importância da colaboração para a preservação do meio ambiente local. “O Projeto A Reserva Preserva é uma iniciativa que visa estabelecer a convivência exemplar entre a natureza e o homem, buscando a preservação ambiental por meio da participação dos cidadãos”, diz a empresa.