O Tribunal regional Eleitoral (TRE) analisará o pedido de impugnação das candidaturas de Armando Monteiro (PTB) e João Paulo (PT) que foi apresentado nessa terça-feira (15) por um cidadão de Olinda, Região Metropolitana de Recife (RMR).

O pedido seguirá para averiguação do relator, porém não deve atrapalhar a campanha dos candidatos da coligação Pernambuco vai Mais longe.

Em pedido realizado nessa terça-feira (15), Kleiton Rodrigues da Silva solicitou ao TRE a impugnação da campanha dos candidatos ao governo de Pernambuco e ao senado, respectivamente.

Kleiton se baseou no artigo 41 da Resolução 23.405, de Registro de Candidatura, para apresentar o pedido.

Segundo a secretaria judiciária do TRE-PE, o cidadão usou como argumento (baseando-se na Lei da Ficha Limpa) “exercício de cargo ou função de direção, administração, ou representação em estabelecimento de crédito, financiamento ou seguro objeto de processo de liquidação”.

Com isto, cita contas irregulares que tramitam no Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra João Paulo no caso do ReciPrev, além de questionar o aumento do patrimônio de Armando nos últimos anos.

Eles têm até sete dias para apresentar defesa, entretanto a ação não deve atrapalhar suas campanhas.

Isto porque, mesmo com um parecer inicial desfavorável para os dois, os candidatos ficarão sub judice (sem uma sentença final), o que não os impediria de seguir com as campanhas.

A assessoria da coligação Pernambuco vai mais Longe divulgou nota onde afirma que “adversários terceirizam iniciativas e questionamentos deslocados de contexto” para prejudicar o debate eleitoral.