O presidenciável Aécio Neves (PSDB) recebeu nesta quinta-feira o ex-deputado federal Osvaldo Coelho (DEM), juntamente com Guilherme Coelho (PSDB), vice-prefeito de Petrolina que optou por concorrer ao cargo de deputado federal por Pernambuco nas eleições deste ano.

Eles visitaram o tucano em Brasília para apresentar ações que devem compor o Plano de Governo de Aécio.

De acordo com o vice, o documento “Planejamento político: Desenvolvendo o Semiárido”, conteria medidas que visam beneficiar a região do país mais castigada pela escassez de água.

Entre as principais ações relacionadas pelos membros da família Coelho, está a execução do projeto já existente chamado Canal do Sertão, obra de abastecimento de água para regiões do sertão pernambucano, que originalmente beneficiaria 17 municípios e foi drasticamente reduzida pelo atual governo federal.

Além de ser usada para consumo animal, esta água servirá principalmente para a irrigação de mais de 144 mil hectares, se concluída na sua totalidade.

Guilherme Coelho destacou para Aécio Neves o potencial hídrico e de produção agrícola do Semiárido. “Neves acolheu os argumentos e reforçou que é preciso ter vontade política para fazer mais pela região.

Irrigação primeiro se faz com sensibilidade, para saber que ela é importante.

Depois é com eficiência e eficácia”, disse.

A cidade de Petrolina, onde Guilherme se elegeu duas vezes como prefeito e hoje atua como vice, é um dos maiores exemplos de como a irrigação pode transformar a realidade socioeconômica das pessoas a sua volta. “Petrolina é um modelo para o mundo.

O que precisamos fazer agora é expandir o sucesso da irrigação para outras áreas no semiárido”, defende o candidato.

Além do Canal do Sertão, entraram na pauta de sugestões para o Plano de Governo do presidenciável questão como a criação da Zona Franca do Semiárido, com incentivos fiscais para empresas e produtores agrícolas, bem como o ‘financiamento de 20 anos, a juros zero sem exigência de garantia real’ para projetos que proporcionem o crescimento do semiárido.

No próximo mês o presidenciável deve visitar o nordeste já com seu Plano de Governo definido.