Moradores do município voltam a praticar exercícios físicos.

Foto: divulgação Apesar de as obras de requalificação da orla do Janga, em Paulista, ficarem prontas apenas em setembro, os moradores da localidade começam a usufruir do espaço antes mesmo dele estar finalizado.

As áreas finalizadas do calçadão estão sendo utilizadas pelo público para prática de exercícios físicos.

Segundo a prefeitura do município, a reforma da orla do Janga também trouxe benefícios para os usuários do Programa Saúde em Movimento, que atende pessoas da terceira idade.

Após a obra, as atividades físicas puderam retornar ao calçadão, o que antes não era possível por causa da degradação causada pelo avanço do mar.

A requalificação dos trechos mais críticos da orla do Janga custou cerca de R$ 700 mil e está dentro do pacote que implantou um sistema de contenção da erosão costeira.

As intervenções na região começaram em setembro de 2013, com o início do primeiro dos quatro trechos de construção do Bagwall (parede de sacos), técnica americana usada em estados como Alagoas e Ceará.

Orla do Janga antes do início da intervenção.

Foto: divulgação A proposta consiste na montagem de um paredão em formato de arquibancada constituída de sacos biodegradáveis cheios de concreto.

A obra como um todo custou R$ 14 milhões, provenientes de parceiras da Prefeitura do Paulista com o Governo Federal.