Foto: BlogImagem ATUALIZADA ÀS 10h20 Em uma reunião que chegou às 23h30 dessa segunda-feira (30), os ativistas do movimento Ocupe Estelita prometerem analisar a proposta de desocupar o hall de entrada do edifício-sede da Prefeitura do Recife até as 14h desta terça (1º).
O entendimento foi tomado após o juiz Rosalvo Maia Soares, da comarca da capital, ordenar a desocupação do prédio, o que permitiria à PCR acionar a Polícia Militar para retirar os manifestantes.
A decisão final deve ser tomada em uma assembleia e ser comunicada ao Executivo antes do meio-dia.
Participaram da reunião o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora, que chegou a ser alvo de uma casca de banana durante as negociações com os ativistas, o secretário-executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado, e o secretário adjunto de Governo e Participação Social, Gabriel Leitão.
O trio recebeu quatro representantes dos ativistas; dentre eles Leonardo Cisneiros, um dos coordenadores do grupo Direitos Urbanos.
Em troca da retirada espontânea, a PCR se comprometeu a garantir a segurança dos ativistas.
Os manifestantes não chegaram a conversar com o prefeito Geraldo Julio (PSB).
A prefeitura foi ocupada por volta das 9h dessa segunda pelo grupo de militantes contrários ao projeto Novo Recife, que prevê a construção de doze torres residenciais e comerciais em um terreno no Cais José Estelita.
O grupo questionava a confiança em Geraldo para mediar a negociação para revisão do projeto, inciada após uma ocupação do terreno no dia 21 de maio.
A reintegração de posse ocorreu no dia 16 de junho.
Os ativistas pediam que o comando da negociação fosse passada para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Ainda nessa segunda, a PCR garantiu que continuará à frente da mesa de negociações, com a qual o consórcio responsável pelo Novo Recife havia concordado.
Também foi anunciado que a audiência pública para rediscussão do projeto deve ser realizada dentro de 15 dias.
Leia também: Sem alarde, Geraldo Julio pede desocupação do prédio da PCR.
Justiça concede Audiência pública sobre Projeto Novo Recife deve ser em 15 dias Movimento Ocupe Estelita pede que MPPE seja mediador da negociação Na PCR, Ocupe Estelita questiona autoridade de Geraldo Julio Manifestante joga casca de banana em Jayme Asfora