Foto: Ricardo B.
Labastier/JC Imagem Amanda Miranda, especial para o Blog de Jamildo Política é dos temas preferidos de Luiza Helena Trajano, presidente da rede varejista Magazine Luiza.
Por isso, as movimentações do comércio nem sempre são o foco das entrevistas que concede.
Em Pernambuco, não poderia ser diferente.
Após palestra sobre recursos humanos, nessa sexta-feira (6), se viu questionada sobre o candidato preferido em outubro e reconheceu ter apreço por Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB) e completou dizendo que os três principais candidatos têm méritos que fazem deste pleito tão disputado. “Por eu ter comércio, eu nunca posso me envolver.
Mas, particularmente, eu posso ter o direito de ter o meu candidato”, afirmou.
Indagada sobre a sua preferência para a Presidência da República nos próximos quatro anos, preferiu, no entanto, esquivar-se. “Eu não quero te dizer isso.
Tenho muita admiração pela presidente Dilma, por ser mulher.
Admiro o trabalho do Eduardo, pelo que ele fez aqui (na economia)”, respondeu, completando, que Aécio Neves (PSDB) também teve governo de bons resultados em Minas Gerais.
LEIA MAIS: Magazine Luiza pretende abrir 19 lojas no Nordeste este ano Tirar proveito da Copa é objetivo de Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza Mesmo durante a palestra no Congresso sobre Gestão de Pessoas em Pernambuco, realizado no JCPM Trade Center, já adiantou o seu gosto pelo assunto, que trata como amor pelo Brasil.
O fim da sua fala, por exemplo, foi um conselho sobre o voto consciente e para que os cidadãos acompanhem o trabalho dos que ocupam cargos nos três poderes. “Hoje em dia, com a internet, temos meios para isso.” Luiza Helena Trajano até já quase assumiu um cargo.
Convidada por Dilma Rousseff, seria a ministra da Micro e Pequena Empresa - pasta que é comandada pelo paulista Guilherme Afif Domingos (PSD), segundo a presidente da Magazine Luiza, ajudado por ela. “A pequena empresa é uma alternativa para o emprego.
Todos os países desenvolvidos fazem o PPP, Pensam Primeiro no Pequeno”, pontua, declarando ser apaixonada pelo trabalho dos empreendedores.
Mas a menina dos olhos de Luiza Helena Trajano na economia é o varejo, mercado em que atua. “O varejo é o que mais está crescendo, muito acima do PIB (Produto Interno Bruto)”, disse, destacando os 23% de crescimento das vendas da sua rede no primeiro trimestre de 2014.
Mesmo com o número, diz para os jornalistas que prefere não usar ‘otimismo’ para falar no assunto, mas de trabalho. “A nossa postura é de ajudar, de estar junto (do governo) para crescer.
Lutamos para baixar o Custo Brasil, gerando emprego e renda”, disse.
E, mesmo quando o tema em debate na entrevista é economia, a mulher que é considerada responsável pelo crescimento exponencial da rede volta para a política.
Para ela, o otimismo do seu mercado - embora ela não utilize o temo - vem de ações anteriores, desde a estabilização da moeda com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso até os programas de transferência de renda e inclusão social dos governos petistas.
O último deles, aliás, de Dilma, mulher como ela.