Os movimentos sociais que tomaram conta das ruas, Copa, as perspectivas da economia brasileira e as tendências para as eleições presidenciais 2014 são alguns dos tópicos abordados na entrevista com João Francisco Meira, cientista e pesquisador político fundador do Instituto Vox Populi para o Ponto a Ponto.
O programa, capitaneado pelo sociólogo Antonio Lavareda e pela jornalista Mônica Bérgamo vai ao ar neste sábado (29), à meia noite, na BandNews TV, com reprises no domingo (30) às 16h30, 20h30 e meia-noite.
Durante a conversa, os três analisam os cenários de diversas pesquisas sobre a avaliação do governo Dilma e a preferência de voto da população para Presidência da República.
Segundo todos os cenários apresentados, apesar da candidata Dilma estar à frente na preferência dos brasileiros, quase 20% deles não sabe em quem vai votar ou irá anular o próprio voto.
Segundo Meira, o cenário atual é de uma insatisfação para a maioria dos pesquisados: 62% deles querem mudanças na condução da política do país.
O fato, segundo ele, seria justificado pela insatisfação com as estruturas políticas vigentes que, não necessariamente, se personificam em partidos ou candidatos.
O presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) figura em terceiro lugar nas apostas, com variações entre 6% e 11% na preferência do eleitorado.
Para o presidente do Vox Populi, entretanto, a presença de Marina Silva (Rede) numa composição de chapa como vice-presidente de Campos não alteraria muito a ordem atual das tendências, com Aécio Neves (PSDB-MG) em segundo lugar com cerca de 17% das intenções de voto. É aqui, segundo ele, que entra a figura do “avalista”.
Dilma possui Lula como referencial, bem como o Aécio Neves o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Ser apresentado por uma pessoa que já concorreu à presidência e que fez uma quantidade relevante de votos é muito importante no momento de lançamento do nome dele”, analisa o pesquisador.