A Prefeitura do Recife anunciou nesta tarde que, encaminhou, nesta quinta-feira (23), notificação extra-judicial para o condutor do veículo que destruiu parcialmente o prédio da antiga estação Ponte d’Uchôa, na Av.
Rui Barbosa, no bairro das Graças, em outubro de 2013.
A proprietária do veículo também será notificada.
Os dois serão convocados para comparecer à Prefeitura na próxima quarta-feira (29).
Como o inquérito policial concluiu que o motorista foi o culpado pelo acidente, a Prefeitura, com a notificação, inicia o procedimento administrativo para receber a indenização em face dos danos causados ao patrimônio público.
Caso o condutor do veículo e a proprietária se recusem a pagar, a Prefeitura ingressará com uma medida judicial para receber a indenização.
As obras de restauro da Ponte D’Uchôa começam nesta sexta-feira (24) e estão orçadas em R$ 170 mil.
No dia seguinte ao acidente, o imóvel tombado foi cercado por tapume para fins de preservação de peças remanescentes e foi realizada reunião para elaboração de diretrizes de intervenção do projeto de restauro a ser desenvolvido, com as três instâncias de Patrimônio Cultural – Diretoria de Proteção do Patrimônio Cultural, Fundarpe e Iphan/PE e a Emlurb, empresa municipal responsável por licitar e contratar projeto e respectiva obra.
Nesta sexta-feiras, às 10 horas, o prefeito Geraldo Julio dará início, às obras de restauração da estação Ponte d’Uchôa.
A empresa responsável será a Concrepoxi Engenharia LTDA que foi a vencedora da licitação promovida pela Emlurb.
O monumento histórico, situado no bairro dos Aflitos, foi danificado em um acidente de trânsito, em outubro de 2013.
A reforma de estrutura custará R$ 170.000,00.
A previsão de conclusão é de 90 dias.
A peça passará por um minucioso processo de restauro, no qual as partes que puderem serão reaproveitadas e utilizadas na estrutura.
Outras serão construídas buscando manter a originalidade do imóvel que é símbolo da arquitetura de ferro.