Apesar da recente aliança firmada entre PSDB e PSB, o vereador André Régis (PSDB), um dos quatro vereadores oposicionistas da Câmara do Recife, promete entrar firme em 2014 nas inspeções às escolas da rede municipal.

A ideia é recuperar as denúncias feitas no ano passado e retornar às instituições de ensino que apresentaram irregularidades.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é observar se os pontos criticados, considerados heranças negativas dos 12 anos da gestão petista na prefeitura, perduram na administração socialista.

Régis publicou online um extenso relatório com mais de três mil paginas, fotos e vídeos, mostrando a realidade da rede de ensino, a precariedade das escolas públicas do Recife e o baixo desempenho dos alunos nos ranking nacionais.

Na opinião de Régis, a carência ou hiato administrativo de uma gestão para a outra já venceu o prazo admissível e o problema passa a pertencer também à gestão do prefeito Geraldo Júlio.

As escolas estão desprovidas de áreas de recreio, sem bibliotecas, sem condições aceitáveis de higiene, trancadas de cadeado ou gradeadas como se fossem presídios, salas com calor insuportável e cenários que parecem destinados ao confinamento com total desrespeito aos direitos humanos.

Segundo o vereador, ele inicia o segundo ano do mandato disposto a engrossar as vozes das famílias carentes que reclamam mais qualidade para o ensino de seus filhos dependentes da rede pública e que não dará trégua até que o nível das escolas mantidas pela prefeitura da capital venha a ser nivelado ao das instituições privadas: “temos recursos e pessoal qualificado para alcançar essa meta e até superar”.

Durante o encontro preparatório com a equipe ele definiu uma linha de ação para os próximos 30 dias, período em que fará visitas de surpresa em algumas unidades escolares para constatar quais as medidas que estão sendo implementadas com o objetivo de corrigir as distorções denunciadas ao longo do ano letivo de 2013.