Foto: Clemilson Campos/JC Imagem Presidente estadual do PSB e um dos nomes de peso da gestão Geraldo Julio (PSB), o secretário de Governo, Sileno Guedes, rebateu nessa quarta-feira (8) o relatório apresentado pelo vereador da oposição Raul Jungmann (PPS), criticando o desempenho do atual prefeito em seu primeiro ano à frente da PCR. “Talvez o vereador tenha, propositalmente antecipado esse balanço para não ser obrigado a ter que constatar esses números”, afirmou Sileno, após dizer que a prefeitura teria investido pelo menos meio bilhão de reais em 2013.
O relatório de Jungmann foca apenas nos dez primeiros meses de gestão, entre janeiro e outubro, e apontaria apenas metade desse valor. “Pela própria experiência dele como deputado federal e por ter sido ministro ele sabe que o volume maior de investimentos se dá, justamente, nesse período do final do exercício.
Principalmente, no primeiro ano de um governo”, disse Sileno.
De acordo com o secretário de governo, o nível de investimento de 2013 foi algo nunca visto na história.
No ano anterior, o último da gestão João da Costa (PT), a PCR teria investido apenas R$ 300 milhões, diz Sileno. “Certamente, lá para fevereiro, ele vai refazer esse balanço, e vai ter que apresentar esses números”, cobrou.
Presidente do PSB, Sileno defendeu que as comparações com os governos do PT que não tem o interesse de abrir a “caixa preta” das gestões petistas; mas criticou o modelo de gestão do partido no município. “O mesmo governo que diz que fez tanto por Pernambuco [no plano federal] poderia ter feito pelo Recife também”, afirmou, em referência às críticas ao governador Eduardo Campos (PSB), que deve se lançar candidato à Presidência da República. “Muitas das ações de governos do PSB estão, justamente, na direção daquilo que a sociedade está buscando”, disse, após prometer que o PSB vai entregar uma cidade “muito diferente daquela que a gente encontrou”. “O Recife ganhou 2013.
E ganhou bem graças à gestão do prefeito Geraldo Julio”, sentencia.