A Petrobras assinou na manhã desta terça-feira (10/12) os contratos para patrocínio a projetos sociais contemplados pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades Suape 2013.

O evento ocorreu no auditório da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE).

Serão destinados R$ 3 milhões, no período de dois anos, a oito iniciativas, sendo três do Cabo de Santo Agostinho, três de Jaboatão dos Guararapes e dois de Ipojuca. “A assinatura desses projetos está inserida na estratégia da Companhia de promover o desenvolvimento social das comunidades do entorno de suas instalações.

Esta é sem dúvidas uma maneira eficaz de inserir essas comunidades na esteira do crescimento econômico que os grandes empreendimentos estão trazendo para o estado de Pernambuco", afirma Marcelino Guedes, diretor presidente da Refinaria Abreu e Lima.

Para o gerente de Relacionamento Comunitário de Responsabilidade Social da Petrobras, José Barbosa, o IPC Suape 2013 vai possibilitar o desenvolvimento social das instituições e o fortalecimento do relacionamento entre os envolvidos. “O programa é construído coletivamente, de forma compartilhada.

O desenvolvimento dos projetos nas comunidades é acompanhado de perto pela Petrobras.

Dessa forma, reforçamos e fortalecemos os vínculos com as instituições parceiras”, afirma.

De acordo com o gerente de Responsabilidade Social da Refinaria Abreu e Lima, Antonio Carrara, após a assinatura dos contratos, o primeiro passo é capacitar as instituições para a apresentação de relatórios e prestação de contas.

Além disso, as equipes fazem visitas periódicas para verificar o desenvolvimento dos projetos em suas comunidades.

Cada instituição receberá até R$ 400 mil.

Das oito iniciativas contempladas uma atua com foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente, três em geração de renda e oportunidade de trabalho e quatro em educação para qualificação profissional.

A seleção pública foi destinada exclusivamente a projetos realizados na região de Suape, área de influência da Refinaria Abreu e Lima e da PetroquímicaSuape.

A Petrobras recebeu 61 iniciativas, que passaram por triagem administrativa e avaliação técnica até chegar à escolha final das iniciativas.

Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia e está alinhado ao Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Por meio do IPC, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínios e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

Petrobras em Suape A Petrobras está construindo a Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca (PE), no Complexo Industrial Portuário de Suape, a cerca de 45 km ao sul do Recife.

Prevista para entrar em operação em novembro de 2014, a refinaria contribuirá significativamente para o abastecimento de derivados no país.

A unidade terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia e produzir derivados como diesel, nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo, óleo combustível e coque.

Atualmente, a Refinaria Abreu e Lima gera 43 mil empregos diretos na obra.

Também está localizado em Ipojuca (PE), o Complexo PQS, empreendimento liderado pela Petrobras composto pela Companhia Petroquímica de Pernambuco (PetroquímicaSuape) e pela Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe).

Alinhada à tecnologia e à qualidade do setor em nível mundial, o complexo industrial atuará nas áreas petroquímica e têxtil, produzindo matéria-prima para produção de poliéster (PTA), polímeros, filamentos de poliéster e resina PET.

Quando estiver em plena capacidade de operação, o empreendimento estruturará o mais importante polo integrado de poliéster da América Latina.