Foto: BlogImagem Um mês e meio após o PT aprovar a entrega de todos os cargos no Governo de Pernambuco e nas cidades comandadas pelo PSB na Região Metropolitana do Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB) revelou em conversa com o Blog que pediu mais tempo para que o secretário de Habitação do Recife, Eduardo Granja (PT), continue no cargo. “Eu solicitei a ele que passasse mais algum tempo”, afirmou, após entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (5).
O socialista não quis revelar por quanto tempo o secretário deve continuar á frente da pasta.
Procurado pelo Blog, o secretário revelou que o pedido do prefeito foi para que ele continuasse na Prefeitura até que fossem concluídos os processos de contratação das unidades do programa Minha Casa, Minha Vida; o assentamento das comunidades dos Coelhos; a retomada das obras do Conjunto Habitacional Vila Brasil; e a entrega dos Habitacionais dos Coelhos I e II.
Pela previsão do petista, o conjunto de ações deve ser concluídas até o final de janeiro do próximo ano, quando ele deve voltar a sentar com o prefeito para discutir a saída. “Nós estaríamos faltando com a responsabilidade com a sociedade se deixássemos isso em aberto”, afirmou.
Hoje, as quatro ações são prioritárias dentro da Secretaria de Habitação.
O secretário diz ainda que não há desconforto interno no PT pela permanência, inclusive porque ele chegou a dialogar com o presidente da sigla no Recife, Oscar Barreto, e com outros membros da direção petista. “Não há, a princípio, nenhuma orientação de saída imediata do governo”, explica Granja.
De acordo com o secretário, o balanço do período passado na PCR é positivo. “Desde 2007 a secretaria não captava recursos em projetos habitacionais”, diz.
Só em 2013, 2.200 unidades foram contratadas através do Minha Casa, Minha Vida.
Outra menina dos olhos de Granja é o programa Minha Casa Sem Limites, através do qual a prefeitura pretende adaptar habitações populares às normas de acessibilidade para deficientes.
Leia também: Geraldo Julio diz que não vai usar o tempo para se lamentar de João da Costa PCR prepara nova licitação para o tratamento do lixo