Foto: BlogImagem Com um discurso afiado e claramente em defesa do governo de Eduardo Campos (PSB), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota (PSB), aproveitou o encontro com a equipe ministerial da presidente Dilma Rousseff (PT), nesta segunda-feira (2), para disparar críticas contra o governo federal.

No início do pronunciamento, o representante da Amupe, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira, adotou um tom mais ameno e destacou os programas sociais que vêm ajudando o Brasil a diminuir as desigualdades sociais. “Destacamos algumas ações, embora tímidas, que nos ajudaram nas relações diretas com os municípios no enfrentamento à seca”, exemplificou o socialista.

Mas, logo em seguida, Patriota assumiu uma postura mais severa e teceu críticas ao governo de Dilma. “Hoje há um subfinanciamento nos programas federais.

Temos [os municípios] que apontar contrapartidas para a União, mas não dá para ficar com o valor do custeio congelado e o prefeito sem ter o que fazer.

Mesmo reconhecendo e apoiando os programas federais, os recursos para o custeio e manutenção dos programas são insuficientes”, disparou o presidente da Amupe, seguido das palmas dos prefeitos.

Durante a fala, o socialista também aproveitou para exaltar o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), lançado por Eduardo Campos em fevereiro, durante evento Juntos por Pernambuco, que reuniu todos os prefeitos do Estado, no Hotel Canariu’s, em Gravatá. “Foi o Fem que nos ajudou, sobremaneira, a fazer com que o prefeito não passasse batido durante o ano.

O governo implantou e salvou o ano dos prefeitos com o repasse de verbas”, defendeu Patriota, novamente aclamado pelos prefeitos.

Amupe faz protesto em mutirão ministerial em Gravatá