A situação das unidades de urgência e emergência do País serão discutidas na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (26) em um seminário promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Casa.
O evento acontece a partir das 14h, no auditório Nereu Ramos.
Com o título de “Caos no Atendimento de Urgência/Emergência no Brasil”, o seminário terá a participação de representantes dos conselhos federais de Enfermagem e de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Federação dos Médicos, do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde.
Para compor o cenário da saúde no País, o grupo visitou hospitais públicos dos estados da Bahia, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Distrito Federal.
As visitas foram acompanhadas por dirigentes das unidades e organizações de saúde.
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público também acompanharam as vistorias.
Nos hospitais visitados, foram encontrados pacientes sem a atenção necessária, superlotação, insuficiência de profissionais, falta de medicamentos, banheiros sujos e usuários internados há dias sem perspectiva de atendimento.
O relatório, que será assinado por todas as entidades, será entregue aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, ao Conselho Nacional de Justiça, à Procuradoria-Geral do Ministério Público Federal e ao Ministério da Saúde.