Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Com a presença do ex-presidente Lula (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT) em seu Congresso Nacional, o PCdoB deve fazer um balanço positivo dos dez anos de gestão petista no País.
O momento, classificado como ato político, tem a presença confirmada dos dois petistas e deve defender a ampliação de conquistas e o aprofundamento de mudanças da última década.
Quem informa é a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), ex-prefeita de Olinda e vice-presidente nacional do partido, que destaca o momento importante pelo qual o País vem passando mesmo em meio a crise.
O congresso da legenda deve avalizar também um acordo de bastidores segundo o qual o atual presidente da sigla, Renato Rabelo, será reeleito mas passará apenas dois anos no cargo, passando a presidência para Luciana no biênio seguinte.
Leia também: Luciana Santos vai assumir presidência nacional do PCdoB PCdoB pode fechar com Dilma, mas apoiar PSB no Estado Após o balanço dos últimos dez anos de governos petistas, Rabelo, deve realizar um informe aos militantes do partido.
De acordo com a deputada, não vai se tratar de um definição para as eleições para o próximo ano, mas da defesa da criação de mais políticas públicas, com destaque para as áreas de Saúde e Mobilidade Urbana. “O quadro político ainda não está cristalizado”, afirma a deputada em conversa com o Blog.
Segundo a comunista, o momento é de acompanhar com tranquilidade o desenrolar da cena política, avaliando as alianças.
As definições eleitorais só devem vir em 2014.
Apesar de o PCdoB não descartar nenhuma aliança, a legenda tem se mostrado mais próxima do PT nacionalmente e inclinada para o PSB em Pernambuco. “O PCdoB tem uma aliança histórica com o PT que vem desde 1989, quando apoiamos Lula pela primeira vez para a Presidência”, explica Luciana.
A deputada não descarta, porém, a afinidade política e ideológica com os socialistas no Estado, resultado de uma aliança estratégica do PSB que vem dos tempos do ex-governador Miguel Arraes.
Neto de Arraes, o governador Eduardo Campos (PSB) foi convidado para o momento político, mas ainda não confirmou a presença.
O congresso acontece entre os dias 14 e 16 deste mês em São Paulo.
No dia 11, o governador estará na cidade concedendo entrevista para o Programa do Jô.
Leia também: Lula e Eduardo Campos podem se encontrar em Congresso do PCdoB na próxima semana Eduardo Campos dará entrevista ao Programa do Jô dia 11