José Alves/divulgação Mais de 500 pessoas marcaram presença no almoço-palestra promovido pelo Grupo de Executivos do Recife (GERE) com o senador Armando Monteiro, no restaurante Spettus do bairro do Derby, no Recife.

Armando falou sobre os novos desafios de Pernambuco para uma platéia formada por lideranças empresariais e políticas do Estado. “Vamos neste momento discutir a realidade e o futuro de Pernambuco, porque nós todos sabemos que Pernambuco vive um ciclo de crescimento econômico, mas a sociedade de Pernambuco aspira, e isto é muito justo, que este impulso dinâmico da economia possa se prolongar.

E, se for possível, que este crescimento se perenize.

Em suma, a sociedade de Pernambuco tem um papel fundamental nesta discussão.

Ou seja, o desenvolvimento não é fruto da ação dos governos apenas.

O desenvolvimento é fruto do processo de automobilização da sociedade.

Porque em última instância é a sociedade que gera o processo de desenvolvimento.

Vamos discutir, como sempre fizemos, temas como infraestrutura, investimento em qualificação, interiorização do desenvolvimento, o fomento de atividades econômicas novas, portadoras de futuro para Pernambuco. É uma agenda densa, desafiadora, e vamos procurar dar uma contribuição a este debate”, afirmou,ainda na entrada do evento, Armando tem ressaltado em suas falas públicas sobre Pernambuco que o Estado avançou muito nos últimos anos, mas ainda precisa superar índices que são desfavoráveis para o Estado, a exemplo da posição no PIB nacional e o desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios (IDHM).

O senador também defende que nos próximos anos Pernambuco precisa intensificar os investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e interiorização do desenvolvimento, visando garantir a perenização do crescimento e mais desenvolvimento.

Para isto, lembra, as lideranças políticas, empresariais, e a sociedade do Estado precisam permanecer dialogando e trabalhando em sintonia.