Um tributo ao compositor Capiba será o tema da aula-espetáculo que o secretário Especial da Assessoria do Governo do Estado, o escritor Ariano Suassuna, ministra nesta terça-feira (23), no Enotel, em Porto de Galinhas, Ipojuca, dando início ao semestre letivo na rede municipal de ensino do Ipojuca.
A abertura será às 17h, com as boas vindas do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, e da secretária de Educação, Margareth Zaponi.
Acompanhado de músicos, bailarinos e cantores, Ariano fará uma homenagem ao compositor pernambucano Lourenço Barbosa da Fonseca, o Capiba, trazendo ao público a sua produção musical menos conhecida, como choro, maracatu, valsa, além de composições que nasceram da poesia de Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e do próprio Ariano.
A aula exalta a cultura brasileira e vem percorrendo todo o Estado desde o início de 2012.
Oitocentos professores e gestores da rede municipal de ensino e outros 200 convidados, dentre eles secretários municipais, vereadores, funcionários da Secretaria Municipal de Educação e conselheiros municipais, devem prestigiar o evento.
Essa será a primeira vez que a aula-espetáculo chega a Ipojuca.
O valor do cachê não foi divulgado. “Ariano Suassuna é um bem imaterial de Pernambuco e do Brasil.
O prefeito Carlos Santana reconhece a importância de incentivar e fortalecer a cultura do município, e brinda os professores com a presença desse ícone”, destaca a secretária Margareth Zaponi.
A aula-espetáculo deve ter início às 18 horas.
Quinze minutos antes, porém, o escritor Ariano Suassuna será agraciado com uma apresentação especial.
Sete crianças surdas-mudas de comunidades carentes e que fazem parte do Coral “Mãos que falam” vão interpretar a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.