Foto: Igo Bione/JC Imagem Por Fernando Castilho JC Negócios do Jornal do Commercio desta sexta-feira (19).
Novo Recife ainda na gaveta Aprovado no último dia de trabalho do prefeito João da Costa e, na última sessão do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), o Projeto Novo Recife, que vai reestruturar o Cais José Estelita, dorme há seis meses nas gavetas de uma regional da PCR.
Não há informação sobre quando as plantas serão devolvidas ao consórcio que pretende construí-lo.
Prefeitura e Consórcio Novo Recife não se entendem sobre autorização para início da obra Tecnicamente, sem elas, o consórcio não pode pedir as averbações dos demais órgãos, como Corpo de Bombeiros e CPRH, entre outros, e obter as licenças de construção.
Como até agora a Prefeitura não finalizou o processo no campo administrativo, pode-se dizer que só será iniciado em 2014.
O Projeto Novo Recife planeja construir 13 torres e requalificar urbanisticamente o Cais José Estelita.
O consórcio se comprometeu a bancar novos acessos para a Ilha do Leite, uma alça para a Ponte Joaquim Cardoso, uma ciclovia ligando o Cais José Estelita a Avenida Norte e pagar a demolição do viaduto do Forte das Cinco Pontas.
Mesmo depois de aprovado no CDU em dezembro, o projeto foi objeto de duas ações, uma derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes, em março, e outra pelo pleno do TribunalRegional Federal(TRF-5) em abril que aprovaram a continuidade da tramitação do projeto.
Procurado, o consórcio responsável pelo projeto informou apenas que aguarda a liberação da plantas nas próximas semanas.