Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem Por Carolina Albuquerque No Jornal do commercio desta segunda-feira (17).

Convidado pela primeira vez à tradicional festa de São João na Fazenda Macambira, em Caruaru, promovida pelo vice-governador João Lyra Neto (a caminho do PSB), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não apareceu.

O fiel escudeiro do senador, o deputado federalRaul Henry (PMDB), também não.

A noite junina do último sábado (17) estava repleta de socialistas e aliados do governador Eduardo Campos.

Nos bastidores políticos, a ausência de um dos grandes entusiastas da candidatura presidencial do governador foi tratada como sintomática.

Há alguns dias ganha força, nos bastidores, o sentimento de mágoa que o peemedebista estaria guardando em relação ao governador.

Jarbas, acompanhado por Henry, não teriam ido à festa para que as ausências fossem notadas, num sinal claro de que a relação não está indo bem.

O episódio da festa acontece no momento em que um grupo socialista, arregimentado pelo prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), defende a candidatura de Eduardo ao Senado, uma segunda opção à não consolidação do seu projeto nacional.

A alternativa atinge diretamente os planos de Jarbas, que pode ser candidato à reeleição.

Dorany Sampaio, presidente estadual do PMDB, e Henry já colocaram que a prioridade do partido em Pernambuco é Jarbas.

Em uma festa de forró, há pouco mais de uma semana, Jarbas e Eduardo foram flagrados tendo um diálogo acalorado.

A queixa da conversa era de que ele estaria sendo tratado pelo socialista sem consideração.

Em seguida, o senador tratou de desfazer as insinuações, mas reconheceu que disse a Eduardo que “os dois precisavam conversar mais, não precisava desse hiato”.

Depois, ao longo da semana, sustenta uma fonte em reserva, deu de cara com o lançamento, no seio socialista, de Eduardo ao Senado.

A mágoa teria aumentado.

Jarbas tem encontrado dificuldades em ter conversas reservadas com o governador e a sua ausência do forró de João Lyra teria sido motivada por isso.

Segundo assessoria do senador, ele não foi à festa porque teve uma reunião familiar.

Leia também: Na esteira dos protestos em São Paulo, Elias Gomes vai baixar passagens de ônibus em Jaboatão Fernando Bezerra Coelho chega a evento com Eduardo Campos e é prestigiado no Sítio Macambira Eduardo recrimina vaias dadas a Dilma na abertura da Copa das Confederações Em Caruaru, Geraldo Júlio diz esperar protestos pacíficos no Recife contra qualidade dos transportes Em Pernambuco, Severino Cavalcante diz que São Paulo não pode ficar a mercê de desordeiros