Foto: reprodução da internet Cerca de 37,7 mil eleitores de Primavera (na Mata Sul de Pernambuco) e Santa Maria da Boa Vista (Sertão) voltam às urnas neste domingo (2).
Os prefeitos eleitos em outubro passado receberam mais de 50% dos votos válidos, mas tiveram as candidaturas impugnadas pela Justiça.
Na cidade da Mata Sul, a pecha de “dorminhoca” e “idosa” não tira o otimismo de Severina Moura (PRTB), a Naza.
Ela entrou na disputa após seu filho, Rômulo Pão com Ovo, ser eleito em outubro, mas não poder tomar posse sob a acusação de compra de voto. “Nas ruas eu vejo que as pessoas não aceitam a impugnação.
Quando Rômulo me perguntou se eu queria ser candidata, fiquei surpresa, mas disse a ele que aceitava, se era pela felicidade dele e bem de Primavera”, conta Naza.
A professora usava o nome Naza Pão com Ovo, mas precisou tirar por ordem da Justiça após ação movida por adversários, que questionaram a vinculação do nome dela com o do candidato impugnado.
Por lá, a disputa é polarizada com Jadeildo Gouveia da Silva (PR), o Galego do Gás.
Ele é acusado pelo grupo pró-Pão com Ovo de má administração. “Sei que meu último mandato não foi bom, foi razoável, mas eu recebi a Prefeitura com uma dívida de R$ 10 milhões.
Não dava para investir tanto”, lembra.
Os candidatos a vice de Pão com Ovo e Galego do Gás no pleito anterior, Dra.
Tânia (PSC) e Fernando Dentista (PDT), respectivamente, decidiram se lançar em voo solo e também estão na disputa.
Em Santa Maria, às vésperas do pleito ainda havia incertezas.
Com o registro de candidatura cassado, Jetro Gomes (PSB) recorreu da decisão e pode disputar sub judice ou apresentar um nome alternativo, mas, até o fechamento desta edição, às 23h da sexta (31), não o havia feito.
O socialista venceu a eleição passada, mas não pôde tomar posse acusado de abuso de poder econômico e político, além de ter tido contas rejeitadas.
Mesmo assim, ele se inscreveu na nova disputa.
Confirmados no certame estão a prefeita interina, Eliane Costa (PSL), Paulo Pontes (PRP) e Antônio Pereira (PV).