O cientista político e ex-porta-voz do Governo Lula, André Singer, afirmou que a tendência natural para 2014 é a reeleição - fácil, segundo ele - da presidente Dilma Rousseff. “Os cenários político e mesmo econômico são muito favoráveis a isso, não acredito em quaisquer surpresas”, disse.

Ainda segundo Singer, o recuo da presidente Dilma Rousseff em questões polêmicas como aborto, descriminalização das drogas e casamento gay se deve a um cálculo eleitoral. ”Antigamente éramos praticamente 90% de católicos.

Hoje já são 31% de evangélicos.

Não há dúvidas que existe conotação eleitoral nisso”.

As declarações foram dadas ao cientista político Antônio Lavareda e à jornalista Mônica Bergamo no programa Ponto a Ponto, da BandNewsTV, que vai ao ar no sábado, à meia-noite.

Pensador ligado à esquerda, Singer relatou que o Lulismo difere do Getulismo por se caracterizar em uma política “de cima para baixo” e em benefício do que ele chama de subproletariado. “No Getulismo só o trabalhador urbano foi beneficiado, enquanto nos mandatos de Lula houve uma inserção social de toda classe mais pobre, urbana e rural”.

O programa Ponto a Ponto vai ao ar no sábado à meia-noite, com reprises no domingo às 16h30, 20h e meia-noite.