Foto: Edmar Melo/JC Imagem Por Carolina Albuquerque, do Jornal do Commercio Apesar de já pactuadas entre as secretarias, as metas para este ano da gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), só serão divulgadas na internet no segundo semestre.
Na primeira reunião de monitoramento, realizada nesta terça (30/4), o prefeito disse que a abertura ao público das metas, anunciada em janeiro, depende primeiro de uma maturação da metodologia de monitoramento entre sua equipe de governo e auxiliares. “Gradualmente, a partir do amadurecimento da metodologia em cada secretaria (é que vai se divulgar na internet).
A partir do segundo semestre, a gente deve iniciar a disponibilização de algumas das metas no site”, garantiu o gestor.
O monitoramento foi uma das principais bandeiras do socialista durante a campanha.
O modelo metodológico é extraído do governo do seu padrinho político, o governador Eduardo Campos (PSB), que, ao contrário da Prefeitura do Recife, reserva as metas e os prazos apenas aos seus secretários.
A ideia é colocar no site da PCR, mas a forma como serão disponibilizados os dados ainda está sendo avaliada.
O primeiro escalão do socialista enfrenta neste mês de maio uma bateria de sete reuniões, nas quais as 700 metas e os seus prazos são submetidos à primeira avaliação do prefeito.
Nesta terça, foi a vez de acompanhar as 54 iniciativas das secretarias incluídas no eixo “Cidadania”.
São elas: Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Esportes e Copa do Mundo; Segurança Urbana; Mulher; Executiva do Direito dos Animais e o Gabinete de Projetos Especiais.
Dentro do Mapa da Estratégia, estão ainda outros seis eixos: Gestão, Infraestrutura, Serviços Urbanos, Educação, Saúde e Nova Economia.
As rodadas de monitoramento seguem até dezembro.