Foto: Ines Andrade/divulgação No terceiro dia da caravana de prefeitos do interior de Pernambuco com o senador pernambucano Humberto Costa (PT), os gestores municipais foram levados, nesta quinta-feira (11), ao Ministério da Educação, onde tiveram encontro com o ministro Aloízio Mercadante.
Tanto a presidente da República, Dilma Rousseff (PT) quanto os ministros e lideranças parlamentares do PT estão se aproximando mais do Nordeste desde o início de 2013.
Além da seca, afirma-se que o movimento ocorre movido para estancar o fortalecimento da imagem do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ameaça se lançar à Presidência nas próximas eleições.
No encontro com o ministro, os prefeitos expuseram seus pleitos junto a técnicos da pasta.
Depois da reunião no Ministério da Educação, o prefeito de Machados, Argemiro Pimentel, resolveu construir novas escolas em vez de reformar as existentes no município, seguindo orientação do secretário de Educação Básica do Ministério, Romeu Caputo.
Como já apontou uma matéria do Blog, a falta de estrutura física nas instituições de ensino é um dos entraves para a evolução dos números referentes ao ensino no País.
O técnico do Ministério da Educação explicou ainda que na maioria das vezes sai mais barato e é mais simples fazer novas escolas do que reformar construções antigas e com problemas. “Todas as minhas escolas são antigas e muitas estão em situação complicada.
Teria mais dificuldade em obter recursos se fosse para reformá-las”, relatou o mprefeito de Machados.
Durante três dias, os prefeitos conversaram diretamente com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da Saúde, Alexandre Padilha, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, da Cultura, Marta Suplicy e da Educação, Aloizio Mercadante.
O senador Humberto avaliou que as visitas foram muito importantes para esclarecer as dúvidas dos prefeitos quanto aos programas e projetos disponibilizados pelo governo federal.