Foto: Agência Brasil A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, declarou nesta quarta-feira (10) que o governo federal deve promover no segundo semestre deste ano, em Pernambuco, um evento para orientar os municípios sobre como encaminhar as demandas de investimentos e projetos para o governo federal.

A ideia é equipes de várias pastas virem ao Estado fazer o atendimento in loco de representantes dos executivos municipais.

Eventos como este já foram feitos em vários outros estados brasileiros e tem como objetivo de estreitar as relações entre os entes federados, oficialmente.

Na prática, a decisão pode ser encarada como um afago aos prefeitos, que reclamam do aperto nas finanças.

O governador e presidenciável virtual Eduardo Campos (PSB) anunciou este ano um pacote de ajudas aos gestores de cidades que inclui um repasse com menos burocracia do que os do governo federal de corresponde a um valor médio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Prefeitos do Estado estão esta semana em Brasília, onde, acompanhados do senador Humberto Costa (PT), fazem reuniões com ministros.

Nesta quinta (11), o grupo de prefeitos pernambucanos tem compromisso agendado no gabinete do Ministério da Educação, com o ministro Aloizio Mercadante.

Na pauta, alternativas para os municípios incrementarem os investimentos no setor.