O vereador André Régis, do PSDB, afirmou, na Câmara Municipal do Recife, que, ao aprofundar os estudos sobre a real situação do ensino público no Recife, deparoo-se com um quadro preocupante, pleno de contradições e até mesmo irracional do ponto de vista da lógica econômica, com desperdícios e inaceitáveis sacrifícios impostos às crianças. “O sistema escolar público faliu e exige que se promova uma total ruptura do seu modelo para se inaugurar um novo sistema capaz de assegurar uma escolaridade compatível com as aspirações da juventude.

A sociedade está cansada e não aceita mais que a educação pública continue sendo tratada como um segmento de segunda classe”, afirmou André Régis.

Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Turismo da Câmara Municipal do Recife, ele fez uma analise acerca do numero de alunos matriculados nas escolas públicas do Recife versus gastos per capita.

Quanto custa para manter os nossos alunos em salas de aula. “Esse tema é importante para que a gente possa alertar a sociedade sobre os recursos que nos estamos empregando, se eles estão efetivamente chegando ao seu destino final e se estão produzindo os resultados esperados”, destacou, no mesmo dia em que o secretário de Educação do Recife, Valmar Andrade, falou na rádio JC/CBN.

Segundo o vereador, a prefeitura do Recife gasta aproximadamente R$ 5.529,00 por ano por aluno na sua rede pública, que caiu de 130 mil estudantes em 2002 para 94 mil crianças em 2013.

Apesar desse alto custo, a rede escolar é de péssima qualidade.