Parque recebeu mais de cem mudas de pau-brasil (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR) Na manhã desta segunda-feira (1º) o Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, foi oficialmente entregue à população após dois meses de obras de requalificação.

Com nova pintura, novos brinquedos e iluminação, pista de cooper e de passeio, calçadas e banheiros reformados, as obras com custo de R$ 470 mil foram comemoradas pelo prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio, que fez vistoria no equipamento. “A reforma do parque vai oferecer muito mais qualidade de vida aos recifenses.

Mais de três mil pessoas passam por aqui todo dia.

Esse é um dos pontos de lazer mais importantes da cidade”, afirmou o prefeito, lembrando que o espaço é aproveitado por crianças e adultos.

A responsável pela administração do parque é Ana Guedes, que está feliz com a receptividade da população à intervenção. “Desde que começaram a requalificação, todo dia alguém me parava para elogiar o que estava sendo feito no espaço”, afirmou.

Na visita, o prefeito também plantou uma muda de pau-brasil, celebrando simbolicamente o plantio de outras 105 mudas que o Parque da Jaqueira recebeu em sua requalificação.

As obras do parque foram executadas em 70 dias pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

As obras contemplaram ainda recuperação dos bancos e brinquedos, colocação de areia nos playgrounds, serviços de poda e substituição e revisão do sistema de irrigação.

Também muito procurado por recifenses e turistas, o Parque 13 de Maio, no centro da cidade, também está sendo requalificado pela Prefeitura, no projeto de reforma dos parques públicos da cidade.

Outros equipamentos também serão alvo de intervenções do mesmo tipo durante a atual gestão.

Atualmente, 15 funcionários, entre auxiliares de serviços gerais e jardineiros, ficam responsáveis pela manutenção do equipamento.

No total, o Recife conta com 473 parques e praças.

ENQUANTO ISSO… - Os parques do Caiara, na Iputinga; Santana, no Poço da Panela; e de Apipucos, próximo ao açude no bairro de mesmo nome, seguem sem manutenção do poder público municipal.

Apesar de já “entregues” à população, os parques ainda não estão prontos.

Não foram ainda entregues oficialmente pelas construtoras ao município, que contratualmente têm até junho para fazê-lo.

E, por isso, a Prefeitura do Recife ainda não é oficialmente responsável pela manutenção.

Leia: Gestão de parques do Recife passará por revisão