Imagem: divulgação A Prefeitura do Recife voltou atrás e anunciou na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (14) o adiamento da licitação para contratação da empresa de engenharia que realizará a obra de reforma do Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, além de informar que o edital será retificado.
Geraldão: oposição questiona no TCE suposto direcionamento de licitação Reforma do Geraldão: Prefeitura nega direcionamento de licitação Na última segunda-feira, a vereadora Priscila Krause (DEM) foi à tribuna da Câmara do Recife para questionar a formulação do certame.
Ela reclamava que, por conta de especificações peculiares demais, deixava aberta a possibilidade da promoção de uma licitação viciada.
A concorrência pública, antes marcada para ser iniciada na próxima terça-feira (19), será deflagrada no dia 23 de abril.
O processo comandado pela Comissão Permanente do próprio Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (GEGM) está registrado sob o número 001/2013 e é aguardado desde meados da administração do ex-prefeito João da Costa (PT).
Para Priscila, o registro do Diário Oficial ratifica seu posicionamento. “Esse rápido pronunciamento da Prefeitura deixa claro que realizamos um trabalho vigilante, de acompanhamento vigoroso dos processos que dizem respeito ao poder público municipal.
Havia um risco de licitarmos uma obra importantíssima, ao custo de mais ou menos R$ 40 milhões, de forma equivocada.
Seria um desrespeito às leis e à sociedade recifense.
Agora estaremos atentos para que esse atraso provocado por um erro da gestão não termine por frustrar o anseio de todos nós de termos o Geraldão de volta o quanto antes”, afirmou.
Priscila questionou o edital especificamente no item 4.3.3, parte integrante da Qualificação Técnica e Capacitação Operacional, que exigia das empresas aptas à concorrência um atestado ou declaração de que já haviam construído ou reformando ao menos um ginásio de esportes.
Além disso, de forma ainda mais específica, exigia das participantes que comprovassem que a obra teria sido realizada com peculiaridades como “fornecimento e instalação de cadeiras nas cores azul, amarelo, laranja e cinza”.