O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai explicar na Câmara dos Deputados o fraco desempenho do PIB em 2012, que registrou crescimento de apenas 0,9%.

O requerimento do deputado Mendonça Filho (Democratas-PE) foi aprovado nesta quarta-feira (13) na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa para que Mantega esclareça o que provocou o fraco desempenho da economia no ano passado e quais as perspectivas e ações do governo previstas para reverter este quadro.

O ministro será convidado a comparecer em audiência pública conjunta organizada pelo colegiado e pelas Comissões de Viação e Transporte e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio onde requerimentos semelhantes também de parlamentares do Democratas foram aprovados. “É fundamental que o ministro venha explicar o desempenho medíocre do PIB em 2012.

A economia do País está patinando.

O Brasil teve um crescimento inferior a países da América do Sul com governos populistas, como Argentina, Bolívia e Venezuela e teve o pior resultado entre os países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China).

Isso mostra que o governo está errando”, argumenta o vice-líder do Democratas, Mendonça Filho.