Foto: divulgação O prefeito de Afogados da Ingazeira - no Sertão do Estado -, José Patriota (PSB), foi emplacado nesta segunda-feira (18) na presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com a bênção do governador Eduardo Campos (PSB).
Dos 170 prefeitos aptos a votar, 110 participaram do pleito, que teve chapa única.
Ao comentar o resultado da eleição, Patriota destacou que priorizará a luta pelo novo pacto federativo.
O tema passou a ser defendido por Eduardo após as eleições de outubro do ano passado, quando ele foi posicionado de forma mais incisiva por correligionários como possível candidato a presidente. “O município é o ente federativo que tem mais responsabilidades e o que recebe menos recursos.
Precisamos rever, reelaborar o pacto federativo. É nos municípios onde a vida acontece, onde estão os problemas que mais afetam a população”, afirmou.
Outras questõea abordadas serão o fortalecimento dos consórcios intermunicipais como estratégia para implantação de políticas públicas compartilhadas para o desenvolvimento territorial, o apoio aos municípios na implantação de um modelo de gestão com foco em resultados, a ajuda na elaboração de projetos e captação de recursos junto aos agentes financiadores, a valorização das boas práticas de gestão pública municipal e o estímulo à implantação de plano de ações permanentes de convivência com o semiárido.