Museus, monumentos, igrejas, capelas e bicas recebem tapumes de proteção para evitar depredação e atos de vandalismo durante o Carnaval 2013.
Entre os espaços preservados, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu do Mamulengo, a Igreja da Sé, do Bonfim, do Carmo e do Amparo.
A ação é das Secretarias de Patrimônio e Cultura de Olinda, Serviços Públicos e Controle Urbano.
De acordo com a secretária executiva de Patrimônio, Cláudia Rodrigues, a equipe apresenta ao Iphan o Plano de Carnaval de Olinda. “Apresentamos onde vai haver palco, banheiros, camarotes e comércio informal, delimitando todas as intervenções de forma a não descaracterizar o espaço.
Além disso, colocamos tapumes em todos os monumentos”, comenta.
Durante o Carnaval, uma equipe multidisciplinar formada por representantes da Secretaria de Patrimônio e Cultura, Defesa Civil, Controle Urbano, Corpo de Bombeiros, Ciatur, Crea, Iphan e Conselho de Arquitetura e Urbanismo atua no plantão de fiscalização também das festas realizadas por produtores de eventos.
O objetivo é evitar imprevistos ou transtornos que prejudiquem a folia, além de fiscalizar a preservação do Sítio Histórico.