Depois de Arruda, Jordão Alto e Jordão Baixo, o prefeito Geraldo Julio levou a tal Operação Faxina Geral ao Recife Antigo.

A operação foi iniciada pela Ponte Buarque de Macêdo e seguiu pela Avenida Rio Branco, com a limpeza, coleta e lavagem das vias, incluindo as paradas de ônibus; além da manutenção das papeleiras.

Simultaneamente, outras equipes da Emlurb atuaram nas Avenidas Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa (iniciando na Ponte Giratória).

O encontro das equipes se deu no Marco Zero, às 14h, quando o prefeito chegou para acompanhar a operação.

Após a execução dos serviços nessas áreas, as equipes seguirão para a Alfredo Lisboa e para as vias secundárias da avenida.

Além dos serviços previstos (capinação, varrição, retirada de entulhos), serão recolhidos os materiais de propaganda, instaladas papeleiras e placas de sinalização.

O Marco Zero também será lavado.

Nessa fase, estão envolvidos cerca de 150 homens, dez caminhões (caçamba basculante, pipa, compactador e de apoio), cinco ônibus, seis veículos de fiscalização, 50 papeleiras, um caminhão compactador, dois barcos de coleta de resíduos sólidos flutuantes e duas motos.

A ação percorrerá 16 quilômetros e vai retirar 25 toneladas de resíduos sólidos, inclusive os resíduos flutuantes no braço de mar.

Antes da intervenção no Recife Antigo, contudo, a Emlurb realizará um mutirão no centro expandido da cidade - esse sem a presença do prefeito Geraldo Julio.

O trabalho começou às 9h e tem previsão de durar dois dias.

Os locais atendidos serão as Ruas do Hospício, Riachuelo, Aurora, do Sol, Princesa Isabel, Floriano Peixoto, Imperador, Concórdia, Palma, União e transversais; além das Avenidas Guararapes, Dantas Barreto e Martins de Barros.

O início das obras foi no cruzamento das Avenidas Guararapes e Dantas Barreto.

A extensão da área coberta pelo mutirão de limpeza é de 12 quilômetros.

Devem ser retiradas mais de 25 toneladas de resíduos sólidos.