A cidade de Caruaru detém o maior Produto Interno Bruto (total de riquezas produzidas no município) e a maior geração de empregos no Interior de Pernambuco, segundo dados da Condepe/Fidem, órgão técnico do governo estadual.

O arranjo produtivo do pólo de confecções e o setor de serviços são os principais puxadores de expressivo crescimento da cidade.

O PIB, de R$ 2,42 bilhões, ultrapassa Petrolina, Paulista e Igarassu, só ficando abaixo dos municípios mais populosos da Região Metropolitana, onde se concentram os maiores investimentos do Estado.

A força econômica de Caruaru se reflete na criação de postos de trabalho da ordem de 27.021 empregos com carteira assinada.

Outro setor em destaque é o imobiliário, que já atrai investidores do Recife e de outras capitais do Nordeste, incentivando a ocupação urbana com edifícios, centros empresariais, prédios e condomínios residenciais.

O estudo da Condepe tomou como base dados do IBGE e da RAIS 2011, do Ministério do Trabalho.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Caruaru, Erich Veloso, a perspectiva para 2013 é positiva. “Os números mostram uma tendência que se repetiu durante todo o mandato do prefeito José Queiroz e tende a uma expansão muito forte nos próximos anos, com investimentos e novos empreendimentos nos mais diversos setores da economia”.