Do JC Online O Jornal do Commercio é bicampeão do Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante do Brasil, na categoria Regional Norte/Nordeste.
O caderno especial Reencontros, que teve textos de João Valadares, fotos de Rodrigo Lôbo e design de Andrea Aguiar, foi eleito o vencedor da categoria na manhã desta segunda-feira (12).
Essa é a segunda vez seguida que o JC vence a categoria Regional Norte/Nordeste.
Em 2011, o caderno especial Paraíso às Avessas, que teve textos de Ciara Carvalho, fotografia de Ricardo B.
Labastier e design de Andrea Aguiar, e mostrava um lado obscuro do Arquipélago de Fernando de Noronha, foi declarado o grande vencedor.
VEJA AQUI A VERSÃO DIGITAL DO ESPECIAL REENCONTROS A proposta de Reencontros foi procurar, depois de dez anos, personagens que fizeram parte de matérias especiais antigas do Jornal do Commercio.
Nese reencontro, o especial mostrou que muitos deles mudaram de vida, enquanto outros continuavam vivendo de forma precária, exatamente como há dez anos. “O grande diferencial de Reencontros foi traçar um plano diferente e até certo ponto esquecido do jornalismo, que é o de voltar aos locais onde antigos personagens vivem e recontar a história deles, anos após o primeiro encontro.
Conseguimos encontrar esses mesmos personagens e contar um pouco mais da vida deles, desta vez de uma maneira diferente”, ressalta o diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio.
O ESSO - O bom jornalismo praticado pelo Jornal do Commercio tem ocasionado vários Prêmios Esso nos últimos anos.
Em 2007, Vida Mambebe, de Fabiana Moraes, venceu na categoria Regional.
Em 2009, o JC venceu as categorias nacionais de Foto (Exilados na Fome, de Arnaldo Carvalho), texto (Os Sertões, de Fabiana Moraes) e design (Os Sertões, de Yana Parente e Bruno Falcone).
Em 2011, o JC voltou ao alto do pódio na Categoria Nacional, novamente com a repórter Fabiana Moraes e o trabalho O Nascimento de Joicy.
No mesmo ano, O Paraíso às Avessas, de Ciara Carvalho, venceu a categoria Regional Norte/Nordeste.