Foto: Clemílson Campos/JC Imagem Por Gabriela López, do Blog de Jamildo Após amargarem o terceiro lugar nas eleições no Recife, com 17% dos votos, o senador Humberto Costa (PT) - ex-candidato a prefeito - e o deputado federal João Paulo (PT) - ex-candidato a vice-prefeito - estão sumidos do cenário político local.
Passados 18 dias do pleito, ambos ainda não protagonizaram fatos políticos na capital pernambucana, apenas dedicam-se, pelo menos de acordo com suas falas oficiais, aos trabalhos no Congresso Nacional.
Neste sábado (27), os petistas finalmente vão reaparecer no Estado, mas em Serra Talhada, no Sertão, para a festa de comemoração da vitória nas urnas de Luciano Duque (PT).
Ainda no Sertão - e bem longe do Recife - eles também prestigiarão os prefeitos eleitos de Custódia (Luiz Carlos, PT) e São José do Egito (Romério Guimarães, PT).
Antes, nesta quinta (25), João Paulo ainda embarca, sozinho, para Fortaleza (CE), onde participará de uma carreata da campanha de Elmano de Freitas (PT), que disputa o segundo turno com o candidato do governador Eduardo Campos (PSB), Roberto Claudio (PSB).
Na próxima semana, estará em Brasília novamente.
Humberto chega ao Recife nesta sexta (26) e, no início da semana que vem, já retorna a Brasília.
O senador, que disse ao longo do período eleitoral que retomaria o debate em torno da Parceria-Público Privada (PPP) da Compesa, mote dos seus discursos na reta final da campanha - ainda não tratou do assunto pós-eleição.
Entre suplente e titular, o senador participa de 13 comissões, como o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e a de Assuntos Econômicos.
Já o deputado atua principalmente na Comissão Mista de Orçamento e na de Constituição, Justiça e Cidadania. “Estou concentrando meu esforço na Câmara”, disse João Paulo.
Questionado sobre os rumos do PT no Estado, ele desconversou.
Afirmou que o partido só tratará deste assunto após o segundo turno, “por enquanto, tudo está em banho-maria”, e completou que espera “as coisas decantarem mais” para tomar uma posição.
Apesar de serem ex-candidatos a prefeito e vice, os petistas não devem participar da reunião da Executiva Estadual, na próxima segunda-feira (29), convocada para realizar um balanço da eleição no Estado, já que não fazem parte do grupo. (Foto: Sérgio Figueiredo/divulgação)