Nesta quinta-feira (16), às 9h, os candidatos a prefeito do Recife participam do debate Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?.

O encontro ocorre no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, localizado na Rua Henrique Dias, 609, Derby, área central da cidade.

A ideia da Atletas pela Cidadania, do Instituto Ethos e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis - organizadores do evento - é estimular os postulantes a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos, já que a capital pernambucana será uma das sedes do torneio de 2014.

Confirmaram presença até agora Daniel Pires Coelho (PSDB), Edna Costa (PPL), Esteves Jacinto (PRTB), Humberto Costa (PT), Jair Pedro (PSTU), Mendonça Filho (DEM) e Roberto Numeriano (PCB).

Eles serão convidados a firmar o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas.

Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente a ex-jogadora de vôlei Ricarda Lima, diretora da organização.

Já o representante do Instituto Ethos/projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios será Felipe Saboya.

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis será representada por Mauricio Broinizi Pereira.

Depois de Manaus, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo Porto Alegre e do Recife, a ação passará ainda por Curitiba, no dia 20; Natal, no dia 29; e Belo Horizonte, no dia 31 de agosto.

Em setembro, será a vez de Fortaleza, no dia 3; e Salvador, no dia 5.

Além das três organizações realizadoras, a iniciativa conta com a participação das seguintes organizações: Associação Ambientalista de Camaragibe, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO/PE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE) Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, OAB-PE, Observatório das Metrópoles e Observatório do Recife e Organização Pernambucana Contra Corrupção (OPECC).

Programação: 9h – 9h30 Mesa de Abertura com parceiros (2min/cada) 9h30 - 10h15 Apresentação dos Pactos e Compromissos Apresentação do Pacto pela Transparência (Instituto Ethos) Termo de Compromisso Cidades do Esporte (Atletas pela Cidadania) - Apresentação do Programa Cidades Sustentáveis (Rede Nossa São Paulo) 10h40 -11h40 Adesão e pronunciamento dos oito candidatos 11h40 -12h Encerramento Conheça os compromissos: Termo de Compromisso Cidades do Esporte O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas.

A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

Pacto pela Transparência Municipal O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais.

O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.