A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou por unanimidade (20 votos) 33 requerimentos de quebra de sigilo, entre eles o sigilo telefônico do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e de seu irmão, Toninho Perillo, e da mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça.

Em junho, a comissão já havia quebrado os sigilos telefônico, fiscal e bancário do governador goiano.

Hoje, foi aprovada a quebra de sigilo de outros números.

Os sigilos telefônicos se referem a quatro telefones do governo e um do irmão de Perillo no período de 1º de janeiro de 2011 a 29 de fevereiro de 2012.

Um requerimento para quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da organização não-governamental Organização das Voluntárias de Goiás foi destacada a pedido do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e será votado ao final.

Essa entidade é comandada hoje pela primeira-dama do estado, Valéria Perillo.

Também nesse bloco há um pedido de informações para a procuradoria norte-americana sobre o banco HSBC, que está sob investigação nos EUA.

A CPMI do Cachoeira tanbém aprovou, por unanimidade, 43 requerimentos de providências.

Entre elas estão pedidos de informações de contratos da Delta Construções com os governos dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins e do Distrito Federal.

Os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ), Domingos Sávio (PSDB-MG) e o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) cobraram a ampliação das informações para todos os estados e municípios com contratos com a Delta. “Estamos diante de um esquema bilionário, o maior da história da República”, disse Rodrigues. “É fundamental que façamos isso de forma plena para o que tiver de ser descoberto seja com o propósito de se recuperar o dinheiro do povo”, afirmou Domingos Sávio.

O relator Odair Cunha (PT-MG) discordou e disse ser necessário focar nos documentos com participação clara de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, e Carlinhos Cachoeira.

Cunha disse que analisará na próxima reunião administrativa um requerimento formal solicitando a ampliação dos contratos da Delta em outros estados e também em municípios.