Na caminhada que fez na noite da última quarta-feira (25) à Vila Canaã, em Nova descoberta, Zona Norte do Recife, o candidato do Democratas à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, criticou a Prefeitura pela falta de saneamento básico e pavimentação na comunidade. “Canaã significa a terra prometida, aquele destino que todos nós queremos, mas na prática, o que encontramos aqui é uma terra esquecida e abandonada”, alfinetou Mendonça.

Julio Pereira, 75, morador da vila, afirma que mora na lama. “Tem esgoto a céu aberto “em frente de casa”.

Minha rua não é pavimentada e tem um canal que fede”, reclama.

O canal é o Rio Morno que, segundo a moradora Maria José da Silva, é limpo apenas de dois em dois anos pela Prefeitura.

E não é apenas de falta de saneamento que os moradores reclamam.

Rua São João, Santa Lúcia, Santa Clara.

Todas constam como prioridade no Orçamento Participativo e até aparecem como pavimentadas na Prefeitura, mas não é o que se vê nas ruas da comunidade.

Segundo a moradora Cíntia Soares, residente há 12 anos da Vila, as ruas foram votadas no OP, mas, por falta de verba, a Prefeitura não iniciou os trabalhos. “Essa rua foi votada para ser prioridade para a pavimentação no Orçamento Participativo.

Já reclamamos.

Já fomos à Prefeitura e o que disseram é que estava sem dinheiro para dar início às obras.

Acho isso uma palhaçada.

Quando chove fica uma lama só e quando faz sol a poeira é tão grande que muitos adoecem”, reclama Cíntia.

Ao fim da caminhada, Mendonça reafirmou que sua campanha será toda “na sola do sapato”. “Sei que muitos políticos não virão aqui, vão aparecer somente pelo rádio e televisão.

Não faço campanha pensando em rádio, televisão, cartas ou telefonemas.

Estou fazendo minha campanha com o pé no chão, na lama, cumprimentando as pessoas e ouvindo a população sobre os problemas reais nos bairros”, disse.