BlogImagem Quando instado a falar sobre problemas da cidade do Recife, o candidato do PSB no Recife, Geraldo Júlio, logo saca alguma ação que está sendo gestada pelo governo do Estado.
Isto ficou claro na primeira entrevista coletiva que concedeu, na manhã de sexta-feira, para os jornalistas do Sistema Jornal do Commercio, com a participação do Blog de Jamildo.
A partir de suas observações, é inescapável a constatação de o quanto o governador Eduardo Campos já estava com seus canhões apontados para a capital, à espreita de um vacilo dos petistas.
Uma das primeiras associações foi feita quando se buscou saber o que ele planejava para o Bairro do Recife. “Com a revitalização do Porto do Recife, terminal de passageiros, Museu de Luiz Gonzaga, com ações no Porto Digital, vamos mudar a cara do Recife Antigo”, prometeu.
Quando fala em mobilidade urbana, Geraldo Júlio diz que a prioridade de sua gestão sua seria a prioridade ao transporte público, mas diz que não seria excludente, adotando por exemplo a opção de novos estacionamentos (que incentivas mais carros nas ruas). “os carros novos estão chegando todos os meses.
A prioridade é o transporte público, mas não podemos ser excludentes”, observa, citando as obras viárias de impacto já anunciadas pelo governo do Estado, como o corredor Norte Sul, que incluem os quatro polêmicos viadutos sobre a Avenida Agamenon Magalhães.
Não é inoportuno lembrar, neste ponto, que o lançamento do projeto dos viadutos não contou com a participação do prefeito João da Costa, no Palácio do Campo das Princesas. “Há várias ações em andamento que exigem muito trabalho do governo do Estado.
Vamos discutir alternativas e propostas com especialistas, queremos a participação dos usuários.
A nossa ideia é priorizar o transporte público, ter mais ciclovias, cuidar das calçadas e promover as obras viárias que o Recife precisa”, enumera.
Numa visita à cidade da Copa, o governador Eduardo Campos afirmou que o projeto dos viadutos era irreversível e sugeriu que os incomodados fossem à Justiça, que ele não tinha receio.
Geraldo Júlio cita ainda o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe. “É uma proposta concreta para aliviarmos as ruas.
Temos que usar todas as alternativas”, diz.
O projeto é tocado por outro prefeiturável, Danilo Cabral, secretário estadual de Cidades.