“A meu ver, hoje é o dia D.
No dia de hoje deve-se ter uma solução, que seja a prévia ou a perspectiva da candidatura de Humberto Costa”, disse João Paulo nesta quarta-feira (30) em entrevista ao programa Super Manhã, com Geraldo Freire, na Rádio Jornal AM.
Ex-padrinho político de João da Costa, o ex-prefeito hoje não troca palavras com seu antigo afilhado, que se tornou seu maior desafeto político.
João Paulo está apoiando a candidatura de Maurício Rands na prévia petista visando o pleito deste ano para a Prefeitura do Recife.
João Paulo confirmou que uma interferência da Executiva Nacional é, sim, cogitada para o dia de hoje.
E completou apontando as declarações de André Campos como ponto forte para o posicionamento da Nacional. “No primeiro encontro em São Paulo o presidente nacional de uma orientação, estabeleceu um clima de paz, para que a prévia ocorresse num ambiente bom, salutar (…).
Como isso não ocorreu, tivemos declarações muito fortes, com um tom até de agressividade, então o presidente [do PT, Rui Falcão] analisou que a prévia não iria resolver”.
O coordenador da campanha de Rands, Cláudio Ferreira, que também esteve na reunião em São Paulo, também disse que as declarações de André Campos preocuparam Rui Falcão. “O presidente ficou preocupado.
Um dia após o encontro [da quinta-feira] com a Nacional, surgem aquelas declarações.
Mas João da Costa explicou que foi uma infelicidade, coisa do momento”.
André Campos chama adversários de João da Costa de “canalhas” André Campos e Dilson Peixoto debatem hoje na CBN Ontem, quando chegaram de São Paulo do segundo encontro com a Executiva Nacional, João da Costa e Rands chegaram quase abraçados, sorrindo, concederam entrevistas juntos, apertaram as mãos (mas não trocaram beijos) na despedida.
Ambos foram pouco claros sobre uma possível intervenção.
Se resumiram a repetir que “o que há de concreto é que a prévia está mantida e nós estamos em campanha”.
João da Costa e Rands chegam ao Recife juntos e sorrindo Rands prega apaziguamento no PT para reconquistar Frente Popular João Paulo, todavia, diz que prefere o nome de Rands, mas aprova uma intervenção da Nacional caso não haja entendimento. “Na conjuntura do poder, no momento, o nome deveria ser o de Maurício rands.
Mas se os dois não conseguirem chegar a um entendimento hoje, então a Executiva Nacional do partido, o presidente Rui Falcão, junto com Pedro Eugênio, deverão intervir”.
Dê sua opinião: O PT Nacional deve intervir no Recife?
Rands - Minutos antes, Maurício Rands concedeu entrevista ao mesmo programa e repetiu o que confirmou ontem. “A política é a arte do diálogo.
Até reconhecemos que deveríamos ter conversado mais diretamente”, disse.
Mantendo o pacifismo, Rands continuou: “Precisamos manter o respeito para que nós passemos uma prévia, no domingo, em clima ameno, para que no pós-prévia possamos estar unidos (…).
O processo desta vez vai ser mais bem organizado.” Caso se confirme a especulação, não será novidade para os leitres do Blog de Jamildo, que abordou o assunto ainda na semana passada Nem João da Costa nem Rands.
Humberto Costa pode ser indicado candidato pela Executiva Nacional do PT