Resposta da Secretaria de Saúde A Secretaria de Saúde do Recife afirma que, ao ser informado das irregularidades envolvendo a Toesa Service S/A no Rio de Janeiro, de imediato, iniciou processo licitatório para a contratação de empresa que preste serviço de operacionalização de transporte de usuários entre unidades da rede municipal.
Finalizada a licitação, o contrato com a Toesa será automaticamente encerrado.
A gestão esclarece que a prorrogação publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (17) estava prevista no contrato da Toesa Service S/A com o Governo do Estado, ao qual a Secretaria Municipal está vinculado.
A medida levou em consideração a essencialidade do serviço, que não pode ficar em descoberto sob risco de prejuízos ao bem estar e à qualidade de vida de quem necessita dele.
A Secretaria ressalta ainda que os valores pagos pela atividade executada estão abaixo dos praticados no mercado.
Detalha ainda que os oito veículos locados à empresa são utilizados no transporte inter-hospitalar de usuários dos serviços de pronto-atendimento, como a Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e a Maternidade Professor Barros Lima (Casa Amarela).
Todos os carros são novos e dispõem de ar-condicionado, insumos, material médico-hospitalar, rede de oxigenoterapia e maca retrátil, entre outros.O contrato também inclui a manutenção interna dos equipamentos e a substituição imediata de viaturas que apresentem problemas.
No que se refere a recursos humanos, ele disponibiliza a atuação de condutores com experiência na função e cursos de Direção Defensiva e Primeiros-Socorros.