Nesta quarta-feira (16), ocorrem as posses do novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), Elvo Vaz Luiz Bastos de Matos, e de Luiz Gonzaga Paes Landim, na superintendência da Sudene.

A solenidade será no Auditório Renato Archer, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A mudança nos órgãos regionais ocorreram no início do mês com decretos publicados no Diário Oficial.

Elvo Vaz Luiz Bastos de Matos assume no lugar de Guilherme Almeida, que estava interinamente no comando da autarquia desde janeiro, substituindo o presidente anterior, Clementino Coelho.

O irmão do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, acabou abandonando o cargo após forte pressão política, depois que a imprensa divulgou o parentesco.

Ele ocupava o cargo por ser o mais antigo funcionário entre os diretores da instituição, conforme o regimento do órgão.

A substituição pesou negativamente para o PSB, do governador Eduardo Campos, que perdeu o cargo para governador da Bahia, Jacques Wagner, do PT.

PT de Jacques Wagner toma Codevasf de Eduardo Campos Já na Sudene, entra Luiz Gonzaga Paes Landim, do PSB do Piauí, e sai Paulo Sérgio Noronha, indicado pelo PMDB da Bahia, que estava à frente do órgão desde 2008.

Antes da nomeação, ele estava como titular da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí.

Já foi secretário estadual de Meio Ambiente, deputado estadual por três mandatos, vice-prefeito de Teresina, presidente da Empresa Piauiense de Turismo e assessor especial do atual governador do Estado, Wilson Martins.

Governador do Piauí emplaca novo superintendente da Sudene