Com relação às críticas relacionadas à Unidade de Saúde da Família Vila do Sesi, a Secretaria de Saúde do Recife esclarece que: 1 - Com investimento de R$ 83 mil, a obra de manutenção da USF começou há exatos 48 dias e tem previsão de término de 60 dias.

A intervenção prevê recuperação do telhado, reparos no forro de gesso, pintura, readequação da sala de saúde bucal e reforma da sala de reunião.

Ela foi programada e ocorre em duas etapas sendo que, somente nos últimos 15 dias, o posto foi desativado para possibilitar o avanço e a finalização das intervenções no local; 2 - Não há falta de médicos e muito menos de remédios na unidade.

Também não é verdade que a população ficou sem assistência clínica.

Nessa segunda fase do processo, os profissionais das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal (médicos, enfermeiros, agentes comunitários, odontólogo, técnicos de enfermagem e auxiliar de consultório dentário) estão atuando em um imóvel próximo à sede do posto.

Com relação à sala com utensílios de atendimento cabe ressaltar que estava fechada e de acesso restrito somente para funcionários.

Sendo assim, não estava sendo utilizada para procedimentos médicos; 3 - O uso de fardamento da Emlurb é exigência de toda licitação realizada pela empresa municipal.

Os uniformes são adquiridos pelas terceirizadas para que sejam vestidos pelos funcionários durante a execução das obras.

Nessa terça-feira (08), técnicos da Emlurb e da construtora responsável pela realização das melhorias estarão na USF Vila do Sesi para identificar o motivo de alguns funcionários aparecerem sem capacete, já que o equipamento é obrigatório e está disponível no canteiro de obras.

A Emlurb notificará a empresa sobre o episódio e exigirá o uso dos equipamentos de proteção individual; 4 - Por fim, a Secretaria de Saúde informa que fez investimentos consideráveis em toda a capital pernambucana.

As melhorias incluem desde a construção maciça de polos da Academia da Cidade até a reforma de dezenas de unidades, bem como o incremento do Programa Saúde da Família, a renovação e a ampliação da frota do Samu Recife, o início da informatização da rede municipal e a ampliação do número de Farmácias da Família.

Também são conquistas da atual gestão a inauguração da Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, a criação do primeiro Banco Municipal de Leite Humano e o fortalecimento do controle social.