A Câmara do Recife aprovou hoje por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de lei da vereadora Priscila Krause (DEM) que cria a Unidade de Conservação da Paisagem (UCP) Parque da Tamarineira.

O texto, que agora segue para a sanção do prefeito João da Costa (PT), é uma vitória para os recifenses que lutaram pela preservação do espaço público verde, um dos últimos refúgios da capital pernambucana em meio à selva de concreto que cresce desordenadamente.

Uma UCP é um recorte do território que revela significativa relação entre o sítio natural e os valores materiais e imateriais expressos na identidade da cidade.

O projeto de lei aprovado determina que o local só poderá ser utilizado com a função social de “parque público” a partir de agora, fato que descarta de vez a possibilidade da construção de residenciais ou shopping Center na Tamarineira. “Essa é uma vitória da Câmara e, principalmente, do povo do Recife.

O pesadelo de vermos aquela área ocupada para fins privados está descartado”, argumentou Priscila.

Líder da oposição na Câmara, Priscila Krause alertou para a demora da gestão municipal na implantação do prometido Parque.

Apesar de o prefeito ter prometido entregar o espaço até o final de 2012, a licitação para contratar a empresa que executará a obra sequer foi iniciada.

Priscila vai visitar o espaço e questionará o prefeito oficialmente sobre a lentidão. “O Recife está esgotado, faltam espaços públicos.

Esses locais são o oxigênio da cidadania e precisamos trabalhar diuturnamente para preservá-los e qualificá-los”, concluiu.