Representantes de entidades estudantis, sindicatos, movimentos populares e do Governo do Estado participam da reunião pública para tratar do sistema tarifário e alternativas para melhoria do transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife, promovida pelo deputado Luciano Siqueira (PCdoB) nesta quinta-feira (15), no auditório do Anexo I da Casa.
O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, representará o Governo.
Há muitos anos, o assunto vem sendo tema de debates e protestos especialmente por parte dos estudantes e dos movimentos populares.
Em janeiro deste ano, após manifestações no centro do Recife contra o aumento de 6,5% no preço da tarifa de ônibus da Região Metropolitana do Recife, 27 líderes estudantis acompanhados dos deputados Luciano Siqueira e Pedro Eugênio (PT) se reuniram com o governador Eduardo Campos (PSB) para apresentar uma carta subscrita por seis entidades com 15 pontos de reivindicações.
Entre as propostas estão, a ampliação da participação dos estudantes no Conselho Metropolitano de Transportes Urbanos (CMTU); direito à meia passagem para aqueles que utilizam o transporte intermunicipal; gratuidade para cotistas e estudantes do Prouni e o aumento nos créditos do Cartão VEM, que hoje dá direito a 70 passagens por mês.
O Governo do Estado se comprometeu a realizar no dia 20 de março próxima reunião extraordinária do Conselho para discutir a pauta de reivindicações apresentada.
O pedido de investigação sobre abusos cometidos pelo Batalhão de Choque durante as duas primeiras manifestações do movimento estudantil na região também foi outro ponto destacado.