A nova centralidade urbana da região metropolitana do Recife será conhecida pelos visitantes do 5º Salão Ademi.

A maquete da Cidade da Copa, bairro planejado que será desenvolvido no entorno da arena para a Copa do Mundo de 2014, estará em exposição durante a feira imobiliária, que acontece entre os dias 14 e 18 deste mês, no Centro de Convenções.

Concebida como a primeira smart city (cidade inteligente em inglês) da América Latina, a área posiciona-se como nova opção de moradia, negócios, estudo e diversão no Grande Recife.

Além disso, a Cidade da Copa nasce com a missão de estimular o crescimento da zona Oeste da região metropolitana e desafogar a já tão adensada capital com um novo padrão de qualidade de vida em total harmonia com o meio ambiente.

A exposição é uma parceria entre o Consórcio Arena Pernambuco, a Secretaria Extraordinária da Copa de Pernambuco e Empetur.

Com 20 m² e 1m de altura, o protótipo da Cidade da Copa pesa cerca de 600 quilos.

A empresa baiana SDK Maquetes precisou do envolvimento de uma equipe de seis pessoas durante 60 dias para concluir o modelo, produzido com poliestireno, acrílico, policarbonato, adesivo de cianocrilato, MDF, madeira, espuma, entre outros materiais.

A maquete apresenta, de forma volumétrica (sem detalhes das edificações), os diversos equipamentos do bairro planejado como a arena para a Copa, arena indoor, áreas residenciais, de escritórios e campus educacional.

No stand do salão da Ademi, será possível visualizar como a área de 240 hectares está sendo concebida.

Com sistemas de mobilidade e infraestrutura planejados, o bairro será referência no uso de tecnologia avançada para a implantação e manutenção do modelo de segurança pública, do gerenciamento de energia e na adoção de serviços conectados.

Outro destaque do projeto, que poderá ser conferido na maquete, é a valorização dos recursos naturais.

As áreas verdes e o uso de espaços às margens do Rio Capibaribe aproveitados como locais de lazer chamam a atenção no protótipo.

Mais da metade do terreno será preservada para espaços abertos e proteção da vegetação, somando o equivalente a 20 parques da Jaqueira, o principal do Recife.

Outros detalhes sobre todo o projeto da Cidade da Copa também podem ser conferidos no hotsite www.odebrechtnacopa.com.br/cidadedacopa.

Consórcio Arena Pernambuco - O Consórcio Arena Pernambuco é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos (OPI) e Construtora Norberto Odebrecht do Brasil.

Como gestora do empreendimento nos próximos 30 anos, a Concessionária desenvolverá uma nova centralidade urbana em São Lourenço da Mata, localizada a 19 km do Marco Zero do Recife.

Para isso, o primeiro passo está sendo a construção do estádio para o Mundial de 2014.

E, em seu entorno, será desenvolvida a Cidade da Copa.

Odebrecht - Com mais de 65 anos de história nacional e presença em projetos multinacionais há mais de 30 anos, a organização Odebrecht é unida por uma cultura corporativa única, embasada pela Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).

A holding, formada por oito empresas, possui foco na contínua expansão do setor de infraestrutura no Brasil e no mundo.

Atualmente, está investindo em novos negócios e consolida-se como líder no envolvimento de projetos relacionados à Copa do Mundo de 2014.